Como ganhar na loteria?

Apesar de parecer pura sorte, saiba que ganhar na loteria não se trata de escolher 6 dezenas aleatórias. Você já parou para pensar que dificilmente conhece ou já ouviu falar em alguém que ganhou na loteria? Isso acontece porque por mais que pareça um jogo de azar, há toda uma lógica e matemática envolvida por trás da loteria. Tanto é que a maioria dos resultados é sorteada para pessoas que fazem os famosos “bolões”, sistema onde várias pessoas se juntam para dar diferentes palpites baseados em matemática e assim dividem o prêmio, caso ganhem.

O modo como analistas pesquisam as chances de se ganhar na loteria é baseado em resultados anteriores. Por exemplo, se você tomar como base uma sequência qualquer de número que venha a sua cabeça, é interessante pesquisar nos resultados anteriores se a sequência já não foi sorteada. O motivo? Em toda a história da loteria, nunca houve uma mesma sequência repetida. Portanto, a probabilidade seria mínima de você ganhar.

Vale a pena também conferir se os números são ímpares ou pares. Para se ter uma ideia, em todos os sorteios da loteria (no caso, a Mega Sena), a incidência de saírem apenas números ímpares ou pares é de apenas 1,26%, o que já reduz novamente drasticamente as chances de se ganhar.

Mariana Germano Cid e Silva

Para se ter uma ideia de como isso pode se aprofundar ainda mais, apostadores mais experientes costumeiramente analisam os números de uma maneira ainda mais aprofundada, envolvendo números primos, padrões e progressões aritméticas.

O motivo pelo qual pouquíssimas pessoas ganham é por jogar completamente com a sorte. Analisando os resultados anteriores, é possível perceber padrões que se repetem na maioria das vezes, enquanto alguns são extremamente raros de acontecer. Por mais que pareça algo um pouco abstrato, já que os números são sorteados na hora, a matemática não mente.

Não existe uma fórmula mágica para se ganhar na loteria, e muito menos previsões como acreditar em sonhos. Há livros gratuitos e pagos na internet que ensinam as maiores estratégias de quem já ganhou mais de uma vez na loteria. Vale a pena conferir!